transformação ágil

Transformação Ágil: 10 passos para adotar na sua empresa

O Manifesto Ágil foi criado inicialmente para o desenvolvimento de softwares, mas sua metodologia foi aperfeiçoada para ser aplicada em processos organizacionais, surgindo assim a Transformação Ágil. 

A Transformação Ágil busca aumentar a flexibilidade, aplicar a aceleração de processos e melhorar a qualidade dos produtos das empresas, para que elas se adaptem as constantes mudanças que ocorrem no mercado e no mundo digital.

São várias as metodologias que englobam a Transformação Ágil, como Scrum, SAFe, Kanban, etc. 

Mas se você deseja modificar a organização da sua empresa, saindo do modelo tradicional para a estrutura Ágil, antes é preciso realizar um processo de reestruturação da mesma, começando pela cultura do seu negócio. 

Por isso, separamos neste artigo os 10 passos que a sua empresa precisa seguir para adotar a Transformação Ágil.

Como fazer a transição do modelo tradicional para a Transformação Ágil

transformação ágil

Um dos principais valores do método ágil é a habilidade para se adaptar a mudanças, seja entre os colaboradores e as equipes, na interação com o cliente, na escolha de estratégias novas e até mesmo na execução de projetos. 

Para efetuar uma transição assertiva para a Transformação Ágil, que não desestabilize a empresa e os seus processos atuais, é preciso começar por pequenas mudanças internas, seguindo alguns passos. Confira quais são os passos a seguir:

1. Apresente as razões das mudanças para os colaboradores

Qualquer mudança feita na sua empresa precisa ser antes apresentada para os seus  colaboradores. Sem um motivo claro e bem explicado, as mudanças podem ser vistas negativamente, dificultando a adaptação da empresa. 

Por isso, antes de começar a mudar os processos internos, realize uma reunião geral com todos da sua empresa e exponha as razões da mudança, as suas vantagens e benefícios, para que todos possam assumir a responsabilidade de adequar o trabalho as novas diretrizes. 

2. Motive a sua empresa a mudar 

Os seres humanos costumam ser resistentes a mudanças, principalmente quando é preciso mudar hábitos e comportamentos no trabalho, de tarefas que eram executadas da mesma forma a mais de 10 anos.

Para que a mudança seja percebida como necessária e importante, será preciso motivar a sua empresa, mostrando que a Transformação Ágil é um método mais eficiente para atingir objetivos, como, por exemplo, dominar uma nova tecnologia que pode dar vantagem competitiva no mercado. 

3. Recrute a liderança para apoiar a mudança

O apoio dos superiores e dos líderes de cada equipe é fundamental para a adoção da Transformação Ágil.

A partir do momento em que a liderança executiva começa a apoiar e compartilhar do movimento de mudança, os demais colaboradores entendem a sua importância e firmam o compromisso de cooperar com ela. 

4. Considere sua força de trabalho existente

Identifique na sua empresa por pessoas que já estão familiarizadas com os processos ágeis, para desenvolver ainda mais a sua experiência e os seus conhecimentos, e usando eles na integração das mudanças. 

Mas caso você não tenha nenhum colaborador que conheça o modelo ágil, pode ser necessário contratar um especialista para realizar treinamento e mentorias com a sua equipe, além de implementar outras metodologias ágeis, como Scrum, SAFe, Kanban, etc. 

Aqui na Conexão Ágil, nós temos treinamentos e consultorias específicos para a sua empresa, para você aplicar a Transformação Ágil com eficiência e qualidade. 

Se você busca por especialistas na área, entre em contato conosco.

5. Mantenha o envolvimento das equipes

As equipes são o centro das mudanças, porque elas é que irão executar a maior parte do trabalho. Por isso, garanta que todos estejam envolvidos na mudança ágil. 

Faça reuniões e comunique de forma clara como será feito a adoção da Transformação Ágil, explicando o papel de cada um e a necessidade do comprometimento de todos. 

Pode acontecer de ter pessoas mais resistentes e até mesmo contra a mudança, porém você consegue contornar a situação através de argumentos e provas, demonstrando os efeitos positivos do método ágil já nas primeiras semanas. 

6. Reorganize a estrutura das equipes

transformação ágil

No modelo ágil, o trabalho em equipe é um dos grandes pilares que move a empresa, por isso será preciso reorganizar a estruturas das equipes para mudar de silos funcionais para equipes multifuncionais. 

Essa mudança não requer movimentação de gerentes ou líderes, mas sim de um compartilhamento de ideias entre os gerentes, para terem os mesmos objetivos e padrões. 

A reorganização também pode ser necessária no espaço físico, para facilitar a comunicação e a troca entre as equipes. Mas caso sua equipe trabalhe remotamente, busque por ferramentas online que ajudem no compartilhamento de produtos e organização de tarefas. 

7. Redefina a responsabilidade

Com o trabalho atribuído a cada equipe, a liderança precisa responsabilizar essas equipes pelo sucesso do projeto, e não os indivíduos. 

Se algum projeto ou estratégia fica nas mãos de apenas uma pessoa, qualquer imprevisto pode causar sérios prejuízos, como uma licença a maternidade, atestados médicos e até mesmo o desligamento de um funcionário.

Por isso, treine a sua equipe para assumir as responsabilidades em conjuntos, avançando com as demandas mesmo que alguém tenha que se ausentar. 

8. Espere e apoie a mudança de cultura

Para a maioria das organizações que estão fazendo a transição para o Agile, a mudança exigirá novas estruturas para suportar as mudanças correspondentes no pensamento e no comportamento.

Para muitas empresas, a mudança ágil irá exigir novas estruturas para suportar mudanças consistentes no pensamento e no comportamento dos colaboradores.

Verifique os programas de recompensa e em que eles são baseados, se é sobre trabalho em equipe ou competição. Veja como é feita a troca de informações internas, se é por compartilhamento ou acumulação de informações. E se atente a comunicação, para perceber se ela é direta ou indireta. 

As políticas internas precisam mudar e se adaptar aos valores do ágil, baseando-se em trabalho em equipe, focado no cliente e flexibilidade. 

9. Abra espaço para o aprendizado

A adaptação a novos modelos e diretrizes requer um tempo, sendo necessário ter paciência com o processo de aprendizado. 

Para reforçar os novos valores, sempre comunique quais são eles e as razões das mudanças, para que todos possam sempre estar atentos a eles. 

Não espere que todos se adaptem de primeira e abra espaço para que alguns passos sejam dados para trás de vez em quando, até que todos confiem no processo e estejam abertos as mudanças da Transformação Ágil.  

10. Utilize o setor de Recursos Humanos 

O setor de RH é primordial para fazer qualquer mudança, porque a Transformação Ágil afeta diretamente na forma que as equipes trabalham, sendo necessário mudanças diretas na forma como elas são administradas. 

Metas e avaliações podem precisar mudar, para avaliar o desempenho e os resultados da equipe, e não mais de apenas um único indivíduo por vez. Recompensas ou penalidades individuais também devem ser evitadas, porque incentivam um comportamento individual, que vai contra a colaboração em equipe na sua totalidade.  

Com o desenvolvimento do trabalho em equipe multidimensional, as equipes vão começar a trocar mais informações entre si, o que fará com que as funções de todos os membros evoluam para incluir mais competências, sendo necessário realizar algumas alterações nas descrições de cargos.

Os treinamentos também vão exigir mudanças, para aplicar os novos valores e os processos da Transformação Ágil na empresa, exigindo ajustes nos treinamentos para a avaliação do trabalho, feedback, interação entre colegas e outras habilidades interpessoais.

E por último, as recompensas e salários também vão exigir mudanças. As suas equipes vão se tornar cada vez mais multifuncionais, desenvolvendo diversas habilidades e competências, tornando assim os seus colaboradores mais valiosos para a empresa e para o mercado.

Conclusão

A adaptação para a Transformação Ágil é um processo que exige método e conhecimento, e qualquer mudança deve ser feita baseada em seus valores.

Como falamos em um dos tópicos do artigo, pode ser necessário contratar um especialista para realizar treinamentos e consultorias sobre o ágil. 

Se você busca aplicar a Transformação Ágil na sua empresa, pode contar conosco! 

A Conexão Ágil é especialista em consultorias e treinamentos de agilidade organizacional, e hoje conta com mais de 16 mil clientes treinados, entre eles líderes e gerentes de grandes empresas nacionais e internacionais.

Com a nossa consultoria e os nossos treinamentos, você vai aprender a aplicar a Gestão Ágil na sua empresa e nos seus colaboradores, desenvolvendo uma cultura organizacional focada em alta produtividade, flexilidade e resultados acelerados. 

Se você deseja aplicar a Transformação Ágil na sua empresa, toque no link abaixo e preencha os seus dados no formulário, que a nossa equipe entrará em contato o mais rápido possível.