A Quinta Disciplina

A Quinta Disciplina: Como aplicar a metodologia na sua empresa

O livro “A Quinta Disciplina”, escrito por Peter Senge, critica a forma tradicional de como as empresas costumam ser administradas e as consequências disso no desempenho das equipes.

Ele vem com uma proposta antagônica, uma forma diferente de gerenciar as organizações, com base em uma visão sistêmica, ou seja, uma visão do todo.

A responsabilidade de aprender sai da mão dos cargos altos e começa a ser responsabilidade de todos os colaboradores, que juntos vão batalhar pelo sucesso da empresa.

Como podemos ver ao longo dos anos, sempre ocorrem mudanças no mercado e nas tecnologias, e se a sua empresa não consegue aprender o novo e se adaptar, vai estar fadada ao fracasso.

Por isso, a Quinta Disciplina mostra que o novo fator que determina quais empresas serão bem-sucedidas ou não, é a capacidade de ter uma organização que aprende.

Para descobrir quais são as 5 disciplinas e aprender como aplicar cada uma delas na sua empresa, confira o resumo das principais ideias do livro.

Introdução

As empresas funcionam da mesma forma como costumamos pensar e interagir na sociedade.

Com isso, o sistema de administração tradicional, que é encontrado na maioria das empresas, costuma ter como base o nosso sistema de educação, que possui as seguintes características:

  • Gerenciamento por Medição;
  • Cultura Baseada na Submissão;
  • Gerenciamento de Resultados;
  • Respostas Certas x Respostas Erradas;
  • Uniformidade;
  • Previsibilidade e Controle;
  • Excesso de Competitividade;
  • Desconfiança;
  • Perda da Visão do Todo.

Apesar deste ainda ser um modelo bastante usado e possuir os seus benefícios, ele acaba promovendo uma visão individual nas organizações, uma administração baseada em medo e controle, que pode gerar grandes problemas para a empresa e prejuízos ao longo do tempo.

As 7 Deficiências de Aprendizagem

A Quinta Disciplina

O livro então nos mostra que é possível corrigir esses problemas, trabalhando as 7 principais crenças, que prejudicam o desenvolvimento da aprendizagem, que são:

1. Eu sou meu cargo

Acreditar que a sua personalidade é o cargo que assume, impedindo que busque por mudanças.

2. O inimigo está lá fora

Necessidade de sempre buscar um culpado, não assumindo os próprios erros.

3. A ilusão de assumir o controle 

Exaltar a “proatividade”, agindo de forma impulsiva e reativa aos problemas e criando uma ilusão de assumir o controle da situação.

4. A fixação em eventos

Buscar sempre uma causa aos problemas que acontecem, deixando de entender a situação de uma forma mais ampla.

5. Parábola do sapo escaldado

Essa parábola mostra que só percebemos mudanças súbitas da vida e não prestamos atenção nas pequenas mudanças que acontecem ao longo do tempo, de forma lenta e gradual.

6. A ilusão de aprender com a experiência

Criamos uma ilusão de que o melhor aprendizado é aquele que vem da experiência direta, não experimentando diretamente as causas e consequências que ocorrem em um período maior de tempo.

7. O mito da equipe gerencial

Acreditamos que equipes gerenciais estão preparadas para enfrentar qualquer problema, porém as empresas reforçam mais o comportamento de fazer perguntas complexas sobre a organização, do que realmente resolver um problema.

Esse reforçamento leva as equipes à “incompetência hábil”, impedindo o aprendizado e levando ao rompimento da mesma em momentos de pressão. 

As 5 Disciplinas

Contrapondo essas deficiências, o livro propõe como alternativas de aprendizado, o uso das 5 disciplinas:

  1. Domínio Pessoal;
  2. Modelos Mentais;
  3. Visão Compartilhada;
  4. Aprendizagem em Grupo
  5. Pensamento sistêmico

Veja a seguir como cada disciplina funciona e as suas características.

1. Domínio Pessoal

A Quinta Disciplina

O que define uma empresa são os indivíduos que a compõem, e da mesma forma, ela só consegue aprender e crescer através deles.

Por isso, é fundamental a tomada de consciência de cada pessoa, para que se dedique ao desenvolvimento do aprendizado pessoal.

Para conseguir esse feito, é preciso substituir a tensão emocional, que é como reagimos diante dos obstáculos, com tristeza, angústia, preocupação e percepção de fracasso, pela tensão criativa.

As organizações precisam estimular o desenvolvimento pessoal e o comprometimento com o próprio aprendizado, usando do instrumento da Visão Pessoal (destino que a pessoa quer atingir) e do Propósito (direcionamento geral que dá sentido à vida).

Dessa forma, o indivíduo começa a assumir a sua parte nas responsabilidades e aumenta a consciência das realidades e estruturas em que está envolvido. 

2. Modelos Mentais

A Quinta Disciplina

O ser humano sempre busca fazer interpretações do mundo, das pessoas e das situações que o cercam, se esquecendo de que essas são apenas teorias e formas de entender o mundo, e não que sejam de fato a realidade e o mundo real.

Os modelos mentais são essas formas generalizadas que vemos na vida, acreditando que “não podemos confiar nas pessoas” ou que “preciso me comportar para crescer na empresa”.

Essas crenças limitam a visão da realidade e acabam prejudicando as organizações.

Por isso, o livro fala sobre a prática de levar a pessoa a olhar para dentro de si mesma, questionando, refletindo e modificando as formas como enxerga o mundo.

3. Visão Compartilhada

time reunido

Talvez um dos pontos mais importantes quando falamos de organizações, é a capacidade de fazer uma equipe possuir uma visão compartilhada.

A visão compartilhada são os objetivos em comum que vão guiar todos os membros de um grupo para a mesma direção, unificando as suas perspectivas individuais e coletivas.

É essa visão que vai fazer com que os indivíduos se unam e façam parte de um grupo, em que as pessoas se esforçam para alcançar uma necessidade em comum, não porque são obrigadas, mas porque querem.

4. Aprendizagem em Grupo

mãos unidas

Para que um grupo possa se unir e desenvolver a aprendizagem em equipe, é preciso incentivar o diálogo entre os indivíduos.

Apenas quando um diálogo é realizado de maneira genuína, é que os resultados são alcançados. 

Para isso, é importante trabalhar dentro das organizações a prática do diálogo, estimulando a escuta, atenção à fala do outro, interesse de entender outros pontos de vista, e também a prática de discussão, para saber expor suas próprias convicções e defender diferentes opiniões.

5. Pensamento Sistêmico

A Quinta Disciplina

O pensamento sistêmico é apresentado como a última disciplina, porque é ele que vai unir todas as outras disciplinas e desenvolver a consciência sobre o todo.

Cada movimento que uma pessoa faz dentro da empresa, por mais pequenos que seja, impacta de forma global a organização.

Porém, muitos indivíduos não têm essa consciência, que não compreendem como cada tarefa executada pode prejudicar ou favorecer a empresa.

Por isso, o pensamento sistêmico vai fazer com que as pessoas enxerguem a empresa como um todo, desenvolvendo a consciência sobre cada ação e o impacto sistêmico na organização.

E assim podemos concluir que as 5 disciplinas são fundamentais para uma empresa que deseja crescer e ser bem-sucedida.

Mas para desenvolver a visão sistêmica na sua empresa, é preciso fazer uma reestruturação dentro da própria organização, trabalhando as visões limitantes e construindo uma cultura voltada para a aprendizagem.

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