OKR

O Que é OKR: Como Alcançar Resultados Com Essa Metodologia

Nascida diretamente do Vale do Silício, a OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia de gestão de metas, usada pelo Google desde 1999 e que resultou no seu crescimento exponencial, fazendo a empresa chegar a mais de US$ 2 trilhões em valor de mercado.

Ganhando fama desde então, a OKR começou a se popularizar e ser usada por outras grandes e bem sucedidas empresas do mundo todo, como o Spotify, a Netflix e o Linkedin, mostrando que a sua metodologia é eficiente para as organizações.  

Para entender o que é OKR e como ela pode ajudar a sua empresa a alcançar os resultados que você deseja, continue lendo esta publicação. 

O que é OKR? 

O acrônimo OKR significa “Objectives and Key Results” e “Resultados-Chave” em português, que é uma metodologia de gestão de metas mensuráveis, usada dentro das empresas por líderes e equipes, e até mesmo de forma individual. 

A OKR ajuda no alinhamento de estratégias, definindo prioridades e criando um fluxo de objetivos e resultados-chave que possam ser medidos de forma quantitativa.  

Essa metodologia traz mais transparência durante os processos e maior foco dos indivíduos envolvidos nas metas, que trabalham em busca de um objetivo em comum. 

Breve História da metodologia OKR

A OKR surgiu em 1954, quando Peter Drucker criou o método MBO (Management Buyout), que seria uma gestão por objetivos. 

A metodologia OKR como conhecemos, foi um desenvolvimento do MBO pelas mãos do Andy Grove, enquanto ele ainda era CEO da Intel.

E foi a partir de 1974, quando o John Doerr entrou na Intel e aprendeu a estrutura da OKR, se juntando a Kleiner Perkins Caufield & Byers, um dos primeiros investidores da Google, ensinando a OKR aos fundadores da empresa, que o termo OKR começou a ser disseminado.

Com o constante crescimento da Google, que expandiu o seu número de colaboradores, que no início eram apenas 40 e hoje o número já passa de mais de 60 mil colaboradores, o termo OKR ganhou muita fama e passou a ser adotado por grandes empresas. 

A Fórmula OKR e como aplicar

A Fórmula OKR consiste em um Objetivo, mostrando qual a direção a ser seguida, e vários Resultados-Chaves (KR), que são os resultados que precisam ser alcançados para chegar no objetivo. 

A OKR pode ser definida pela frase “Eu vou (Objetivo) conforme medido por (Resultados-chave)”.

Ou seja, na metodologia de Objectives and Key Results nós temos dois principais componentes.

Objetivo: Ser excelente e centrado no cliente em tudo o que fazemos.

Principais resultados:

KR1: Benchmark com tudo relacionado ao produto para os 10 principais concorrentes.

KR2: Obtenha 100 respostas de pesquisa de clientes sobre suas opiniões sobre onde precisamos ser melhores.

KR3: Crie uma lista de 3 áreas de melhoria em toda a empresa. 

Geralmente, são usadas de 3 a 5 Resultados-Chaves para chegar a um Objetivo. 

Nós temos um vídeo explicando melhor sobre como usar a Fórmula OKR e você pode assistir por aqui Webinar: Gestão por Resultados com OKR

Objetivos

Um objetivo é algo que a empresa gostaria de alcançar, uma meta que vai definir a direção e as estratégias que devem ser tomadas. 

Eles devem ser bem claros e estar alinhados com todos os colaboradores da empresa, para que trabalhem em busca do objetivo em comum. 

Resultados-chave

Os resultados-chave são as métricas que vão monitorar o desenvolvimento para atingir o Objetivo. Eles devem ser bem específicos, contendo métricas que sinalizem o progresso das tarefas desenvolvidas e a proximidade de atingir o Objetivo. 

Objectives and Key Results

Vantagens de aplicar a OKR na sua empresa

A OKR pode trazer diversas vantagens para dentro da sua empresa, fazendo com que ela cresça exponencialmente e chegue nos resultados desejados. 

Confira só alguns dos principais benefícios de utilizar a metodologia de Objectives and Key Results: 

1. Alinha os colaboradores a trabalhar pelo objetivo em comum

Quando o Objetivo é definido, todos os colaboradores ficam alinhados em prol das metas definidas, unindo equipes e setores para trabalharem seguindo um único caminho. 

2. Filtra e prioriza as tarefas necessárias para atingir os resultados

Quando não se tem um modelo de OKR definido, muitas tarefas desnecessárias acabam surgindo na empresa. 

Mas colocando a OKR em prática, as tarefas precisam estar ligadas diretamente aos resultados-chave, o que acaba filtrando o priorizando os trabalhos para atingir o objetivo maior. 

3. Melhora a comunicação entre as áreas

Objectives and Key Results melhora a comunicação em toda organização, mesmo entre as áreas que não possuam muito contato. 

Quando as áreas estão alinhadas estrategicamente, todos os processos começam a fluir. 

4. Simplifica o processo de tomada de decisão

Ao identificar as necessidades da empresa, torna muito mais simples a tomada de decisão e escolha de planos de ação. 

Essa metodologia de metas estimula a análise de dados, reestruturação de metas e desenvolvimento de OKRs melhores.

5. Viabiliza transparência dos processos

Com a definição de OKRs, toda empresa consegue visualizar os objetivos e metas de uma forma mais clara e transparente, tendo uma visão ampla dos resultados, das equipes e dos processos internos. 

6. Impacto positivo nos resultados

Várias pesquisas já foram feitas, comparando equipes que usaram o Objectives and Key Results, e equipes que não usaram, mostrando que as que usaram tiveram desempenho melhor nos trabalhos desenvolvidos e resultados mais expressivos. 

Onde aprender sobre a aplicação da OKR?

Citando as vantagens acima, fica bem claro como a OKR pode transformar uma empresa e auxiliar a obter os resultados traçados. 

Mas para aplicar a OKR de maneira eficiente no seu negócio, é preciso estudo e preparo,  para compreender os passos básicos e a definição de Objetivos e Resultados-Chave. 

Se você quer descobrir como metrificar os seus resultados e utilizar a metodologia mais eficiente para aumentar o sucesso da sua empresa, a Conexão Ágil pode te ajudar.

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